A Escola de Salesianidade é um espaço de organização e promoção de formações para os variados públicos envolvidos nos processos de inspetorias, oferecendo cursos específicos e gerais relacionados ao tema, oferecendo às presenças salesianas materiais de formação continuada, fortalecendo as formações de educadores, leigos, lideranças e salesianos.
Como forma de incentivo e promoção ao Protagonismo Juvenil, a Escola de Salesianidade terá cursos específicos para esse público, com objetivo de formá-los para o exercício da liderança, da autonomia e da vivência dos valores e Espiritualidade Salesiana.
A organização dos conteúdos contará com o apoio dos alunos (atuais e egressos) do curso de Salesianidade do Centro Salesiano de Formação – Quito/Equador, e dos pesquisadores voluntários do Observatório Salesiano de Juventudes. Realizando, quando necessário, a curadoria dos materiais produzidos, a fim de disponibilizá-lo para uso contínuo e revisão.
Sua missão é favorecer um espaço de referência formativa da Inspetoria quanto à organização e promoção de temas relacionados à Salesianidade.
A organização dos conteúdos conta com o apoio dos alunos (atuais e egressos) do curso de Salesianidade do Centro Salesiano de Formação – Quito/Equador, e dos pesquisadores voluntários do Observatório Salesiano de Juventudes. Realizando, quando necessário, a curadoria dos materiais produzidos, a fim de disponibilizá-lo para uso contínuo e revisão.
Os materiais e cursos são disponibilizados de forma on-line no ambiente virtual de aprendizagens da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. A instituição também é responsável pela certificação das formações como garantidora da qualidade formativa e pedagógica para o público certificado pela Escola de Salesianidade.
A escola tem como objetivo favorecer um espaço de referência formativa da Inspetoria quanto à organização e promoção de temas relacionados à Salesianidade. Garantindo assim, produção constante e atualizada da formação em salesianidade adaptada às diferentes frentes de educação e evangelização da Inspetoria: paróquias, obras sociais, escolas e faculdade; produzir e disponibilizar materiais de formação continuada, conforme as realidades e necessidades específicas das presenças salesianas, roteiros, subsídios, vídeos, podcasts, textos e etc; qualificar constantemente leigos e salesianos para a prática do acompanhamento juvenil; incentivar o protagonismo juvenil através de cursos que promovam o exercício da liderança, da autonomia e da vivência dos valores e espiritualidade salesiana e valorizar a contribuição e formação específicas dos leigos através da colaboração na produção de materiais diversos.