O que fazemos?

A Pastoral Juvenil Salesiana ajuda os jovens a descobrirem a profundidade da própria existência, por meio de vários processos que ajudam a contemplar a vida e o Senhor da vida. Buscamos com a Pastoral Juvenil Salesiana propor a todo jovem a construção da própria personalidade, tendo Cristo como referência fundamental; referência que, tornando-se progressivamente explícita e interiorizada, o ajude a ver a história como Ele, a julgar a vida como Ele, a escolher o amor como Ele, a esperar como Ele ensina, a viver n’Ele a comunhão com o Pai e o Espírito Santo (Cf. CG23).


Por isso, oferecemos aos jovens meios para vivenciar estas experiências com profundo sentido para as suas vidas, com: retiro, ações de solidariedade, formações, encontros, missões, momentos de espiritualidade, acompanhamento vocacional, rodas de conversas, jogos e outros.


AJS – ARTICULAÇÃO DA JUVENTUDE SALESIANA


AJS – A Articulação da Juventude Salesiana é uma rede de apoio mútuo de articulação entre os variados grupos de jovens que se identificam com a Espiritualidade Juvenil Salesiana (EJS) e querem vivê-la. O foco da AJS está na pessoa do jovem e na sua capacidade de relacionar-se com os outros nas associações e grupos


COROINHAS


Dom Bosco sempre incentivava os seus jovens a “servirem ao Senhor com alegria!”. Uma das dimensões de atuação da pastoral juvenil é a dos coroinhas, despertando nas crianças e adolescentes amor e respeito à Sagrada Eucaristia. Através da formação contínua ao serviço do altar e a animação carismática, propõe-se aos Coroinhas e Acólitos a vivência da Espiritualidade Juvenil Salesiana e uma verdadeira missão, assumida no altar e nos serviços da comunidade.


CATEQUESE


A evangelização dos jovens sempre foi uma grande preocupação de Dom Bosco, fazendo o possível para que as crianças e adolescentes pudessem conhecer verdadeiramente Jesus Cristo e experimentá-Lo concretamente através do carisma salesiano. Alinhado às diretrizes catequéticas de cada diocese, a catequese salesiana propõe aos jovens um processo de iniciação e formação na fé aos jovens, proporcionando um encontro pessoal e comunitário com Jesus, e propondo a eles engajamento eclesial e o compromisso juvenil e missionário, assim como desejava Dom Bosco aos seus jovens: torná-los “Bons cristãos e honestos cidadãos”.