ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA


PROJETO DE ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA JUVENIL


AMJ – O projeto de Animação Missionária Juvenil consiste em uma semana de voluntariado missionário para adolescentes, entre 13 e 17 anos, sobretudo os provenientes das escolas, obras e paróquias de nossa inspetoria. A AMJ oferece uma oportunidade de apostolado e vivência salesiana durante as férias escolares de julho, com grande enfoque na animação vocacional. Ao mesmo tempo, o projeto garante um acompanhamento prévio local com momentos formativos, lembrando sempre da intencionalidade missionária e olhando para a identidade do projeto junto com o local de trabalho.


GRUPO DE ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA


GAM – O Grupo de Animação Missionária tem como propósito vivenciar o carisma salesiano através da missão, envolvendo jovens católicos de 18 a 30 anos, chamados a dar testemunho do amor de Deus por meio de ações de solidariedade, partilha e em tudo que se relaciona ao cotidiano. O GAM promove o entendimento de missão como um estado permanente e não como um conjunto de atividades realizadas de forma esporádica. A animação culmina no Projeto Missionário Juvenil (PMJ) nas férias de janeiro para as comunidades que aderem a proposta de acolher os jovens para essa experiência de Voluntariado Missionário.


VOLUNTÁRIO MISSIONÁRIO


Voluntariado Missionário – O desejo missionário nasce do coração de Dom Bosco desde seu oratório e continua pelo mundo todo fascinando jovens para doarem a sua própria generosidade em projetos de solidariedade e missão da Congregação Salesiana. Nos últimos anos, particularmente depois do CG24 (Capítulo Geral 24), os salesianos, motivados pelo Reitor-Mor, refletiram sobre a grande oportunidade pastoral, educativa, vocacional e missionária do Voluntariado.

Na Sociedade Civil e nos trabalhos da Congregação Salesiana é possível encontrar diversos tipos de voluntariado, como aqueles que são mais centrados na educação de quem realiza ou de um empenho de maior entrega e de resposta mais madura, bem como, aqueles que se acentua a dimensão social ou a missionária. Há tipos de voluntariado que duram pouco tempo, mas com atividades sistemáticas e experiências mais intensas. Há também de mais longa duração. Há quem o faça no próprio país, mas existem também quem prefira fazê-lo no exterior e a Congregação ajuda a entender esta dimensão dentro de quatro pontos fundamentais: gratuidade, liberdade, solidariedade e continuidade.

A dimensão dessa escolha se traduz nas três palavras que a compõe: Voluntariado Missionário Salesiano.

Voluntariado – Não se confunde com a cooperação ou com outras atividades educativas e humanitárias, também importantes para a missão. O voluntariado faz-se livremente, por solidariedade e de modo gratuito, com uma dimensão laical e profissional que exige competência e preparação.

Missionário – Trata-se de um voluntariado que expressa a “alegria de evangelizar”. As motivações de fundo brotam da fé. Participa do processo de evangelização mediante o seu testemunho e a sua ação profissional como forma de edificação do Reino de Deus. Esse serviço converte-se, para quem o realiza, em itinerário de amadurecimento cristão, de santidade juvenil. Sua dimensão missionária comporta sair da própria terra ou comunidade para servir em outros lugares testemunhando e anunciando o Senhor.

Salesiano – É uma característica carismática do nosso voluntariado: é afinidade com o mundo juvenil, com a educação pautada pelo Sistema Preventivo, animado por um coração “oratoriano” e pelo espírito de família que sabe inserir-se numa Comunidade educativa, num Projeto Educativo-Pastoral. É um voluntariado que tem Dom Bosco como modelo inspirador. Esta tipicidade carismática delineia a nossa forma de ser Igreja e de contribuir para a sociedade.


GRUPOS DE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA


IAM – Os grupos da Infância e Adolescência Missionária fazem brotar no coração das crianças o espírito missionário, desenvolvendo o protagonismo na evangelização e na solidariedade. Por meio de orações, dinâmicas e experiências associativas, as “crianças evangelizam e ajudam crianças”, sempre acompanhados por assessores adultos, jovens e suas famílias. A Pastoral Juvenil Salesiana propõe a formação e partilha de materiais e experiências aos assessores da IAM, e às crianças pequenos itinerários que, intencionalmente, aproximam a vivência de seguir Jesus Cristo no carisma de Dom Bosco.


DOMINGO MISSIONÁRIO SALESIANO


DMS – Desde 1926 se celebra na Igreja universal o Domingo Missionário Mundial. A partir de 1988 é também proposto um tema missionário para toda a Congregação Salesiana para que as comunidades salesianas possam conhecer uma realidade missionária específica. É um momento forte para a Animação Missionária nas Comunidades Salesianas, inspetorias, nos Grupos Juvenis e na Família Salesiana. É uma oportunidade para envolver a comunidade SDB e as Comunidades Educativo-Pastorais (CEP) nas dinâmicas da Igreja universal, reforçando a cultura missionária.

O objetivo é dar um impulso à Animação Missionária, oferecendo uma proposta que se torne um projeto anual concreto. Para ajudar a Família Salesiana inteira a conhecer o trabalho missionário da Congregação, abrir os olhos para as novas realidades missionárias, superar toda tentação de fechar-se no próprio território ou contexto e lembrar-se do respiro universal do Carisma Salesiano. A proposta é que seja próximo de 11 de novembro, data do Primeiro envio missionário. O DMS é a expressão do espírito missionário de toda a Comunidade Educativo-Pastoral, mantido vivo todo o ano com diversas iniciativas.